Palestra Gratuita de Gestão Estratégica de Vendas
11/07/2018
Quer vender mais? Então você precisa superar esses desafios
31/07/2018
Exibir tudo

O coração pulsa acelerado. Os olhos seguem atentos a todos os movimentos no céu. Simplesmente não há como evitar a emoção. Adultos e crianças parecem hipnotizados diante do espetáculo que está a sua frente, que mais parece saído de uma tela de cinema. Pelo contrário. Ali não tem nada de ficção. É tudo resultado do trabalho de um grupo de oficiais que conduz, com maestria, a apresentação de manobras e piruetas com aviões da Esquadrilha da Fumaça.

A cada demonstração, sete aeronaves decolam aos céus. Dentro de cada uma delas, um piloto – conhecido como fumaceiro – é responsável por executar a coreografia nos ares. Enquanto isso, no solo, um time de “anjos da guarda” – apelido carinhoso dado à equipe técnica – é responsável pela manutenção, capacidade operacional e segurança dos aviões.

Fazer parte da Esquadrilha da Fumaça requer empenho e dedicação. A seleção é rigorosa, o treinamento, contínuo e as avaliações físicas e mentais, periódicas. Tudo para garantir o espetáculo nas demonstrações e minimizar a ocorrência de erros.

Você deve estar se perguntando: mas o que tudo isso tem a ver com a performance da empresa? Tudo! Afinal, que empresa não quer contar com uma rotina de processos bem estabelecidos? Com uma equipe de alta performance, capacitada para desempenhar suas funções? Um time multidisciplinar que trabalhe em harmonia, com responsabilidade e confiança?

Pensando nisso, destacamos 5 pontos que merecem sua atenção na busca de melhores resultados para sua operação – e que vão ajudar sua empresa a decolar. Confira como ter mais desempenho empresarial:

1. Planejamento empresarial

Qual o meu plano de vôo? Quem sou, onde estou, quais são meus objetivos a curto, médio e longo prazo, como vou trabalhar para atingi-los, quais fatores externos influenciam meu negócio, de que ferramentas precisarei?

Fazer a empresa crescer de maneira estruturada e madura demanda que você conheça a sua operação, possua uma proposta de valor clara, ferramentas de gestão e um time capacitado em suas diferentes funções. Começa por um planejamento estratégico factível, com metas e indicadores de desempenho específicos, mensuráveis e com prazo para serem cumpridos.

Feito isso, é imprescindível comunicar a estratégia de maneira clara à equipe, buscando envolvê-la em todo o processo para que cada um compreenda o seu papel dentro da engrenagem.

2. Gestão Financeira

Se o tempo lá fora está nublado, será que eu tenho os recursos necessários para voar? Tributações variáveis, taxas de juros voláteis, dólar em alta, oscilações de mercado. Está cada vez mais complexo acompanhar a economia e seus impactos nos negócios. Isso sem sequer citar o cenário político e as incertezas em relação às eleições de outubro.

No entanto, enquanto o mercado externo foge completamente do seu controle, a gestão financeira do seu negócio depende inteiramente de você. É ela que vai garantir recursos para a operação das diferentes áreas. O primeiro passo está em compreender as fragilidades e deficiências do modelo de gestão da sua empresa e montar um plano de ação para ajustar o que for preciso.

Pare e se pergunte se você domina a arte de:

  • Avaliar sua capacidade financeira do seu negócio?
  • Mensurar os seus resultados econômicos?
  • Medir custos e investimentos?
  • Calcular o custo e o valor do seu produto?
  • Definir indicadores que permitam avaliar o desempenho?

Refletir sobre estes questionamentos à luz da realidade da sua empresa certamente trará insights de novas ações a serem implementadas.

3. Treinamento & Desenvolvimento

Para ser um piloto da Esquadrilha da Fumaça, é preciso pelo menos 1500 horas de voo! Porque não basta ser bom na área em que você atua. É preciso estudar, estar atento às metas, ao concorrente, às adversidades no meio do caminho. Se diferenciar no mercado requer investimento em ações capazes de aumentar competitividade e elevar os resultados.

Este processo passa pela capacitação e profissionalização dos times. Gestores são peças essenciais, pois carregam a responsabilidade de liderar e disseminar o modelo de gestão e a cultura. Atenção especial também deve ser direcionada às equipes, que compõe a espinha dorsal da empresa. Oferecer programas de treinamento, plano de carreira e benefícios, além de fomentar uma comunicação transparente, são maneiras de manter a motivação do colaborador em alta.

4. Investimentos em Vendas

Os fumaceiros estão capacitados para decolar? Estar frente a frente com o cliente requer conhecimento, preparo e confiança. Você e sua equipe de Vendas sabem que o consumidor não só está mais exigente, mas tem acesso a um grande volume de informações sobre o seu produto antes mesmo de você apresentá-lo.

Neste cenário, é fundamental capacitar a equipe de vendas e muni-la de ferramentas para tornar o processo comercial mais estratégico. Conhecer os desafios do mercado e os diferenciais da sua oferta, estabelecer uma abordagem técnica e ampliar a negociação para além do custo. Ao conseguir demonstrar o diferencial de valor que o produto entrega, sua equipe conseguirá vender mais, melhor e, por fim, encantar o cliente.

5. Acompanhamento e análise de resultados

A execução da acrobacia saiu perfeita ou requer algum ajuste? De nada adianta estruturar um planejamento empresarial se os resultados não forem acompanhados e analisados continuamente.

O processo corporativo é cíclico. Você planejou, montou uma estrutura financeira, investiu em capital humano. A engrenagem está rodando e parece ir bem. Mas, será que está no máximo da sua potência?

Estabelecer uma rotina de verificação de resultados e de desempenho pode fazer toda a diferença à operação. Permite reconhecer processos positivos e torná-los padrão ou, caso contrário, ajustar a rota quando necessário. A busca por melhoria deve ser contínua, independentemente do nível de gestão e maturidade da empresa.

Então, sua empresa já está fazendo acrobacias no mercado? Caso ainda precise ajustar o plano de voo, a PKT é o anjo da guarda que pode ajudar a incrementar sua capacidade operacional. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!


Precisa de ajuda?