Liderança de Impacto: aprimore suas habilidades
15/04/2019
Coloque as finanças de seu negócio nos eixos por meio de decisões estratégicas
23/05/2019
Exibir tudo

Muitas pessoas só dão a devida atenção à saúde quando se encontram doentes. Neste momento, já acometidos por uma enfermidade, começam a se preocupar tardiamente com a prevenção. Seja por meio de um modo de vida melhor, alimentação mais regrada, ou, principalmente, da realização periódica de check ups para monitorar o andamento da saúde, é somente quando o mal já se estabeleceu que passam a valorizar a prevenção em seu verdadeiro sentido: a antecipação de algo que está por vir.

Porém, o que muitos não percebem é que, tal qual a saúde humana, a saúde empresarial também deveria receber a mesma carga de preocupação. A melhor e mais efetiva maneira de evitar que surjam “doenças” que atrapalhem o andamento normal do negócio é por meio de uma ferramenta de administração chamada diagnóstico empresarial.

 

Diagnóstico empresarial: o checkup da sua empresa

Agora que você já sabe que é possível evitar certas “doenças” empresariais, é preciso mapear como isso pode ser feito. Para ajudar empresários e gestores a entenderem melhor em quais setores e aspectos empresas costumam falhar, e por isso, sucumbir ao fracasso, listamos alguns itens que devem ser acompanhados de perto!

 

  • Gestão Financeira

Controlar as finanças de uma empresa é bem mais complexo do que manter os impostos em dia. É por isso que a contabilidade se faz necessária em empresas que buscam o sucesso — sem esse auxílio, as chances de fracasso são maiores. Dessa forma, você precisa entender se Suas Decisões Financeiras ajudam ou atrasam sua empresa, como ensina o programa da Fundação Dom Cabral (FDC), que oferece cursos em Campinas e região através da sua associada PKT. Atuando diretamente no desenvolvimento empresarial, o programa conta com a expertise necessária para oferecer essa ajuda tão essencial aos empresários. Ainda relacionado às finanças da sua empresa, a FDC possui um curso de Gestão Econômico-Financeira. Abra o link e entenda sua importância para o sucesso empresarial.

 

  • Gestão Comercial

Contar com uma gestão comercial eficiente não é simples. Seja por conta de fatores externos, como um cenário competitivo e incerto, ou internos, como dificuldades para estruturar, desenvolver e controlar, de forma eficaz e eficiente, a gestão de vendas da sua empresa.  É preciso conhecer as variáveis que podem impactar diretamente no desenvolvimento de estratégias eficazes e resultados de operações de vendas.  Somado a isso, clientes ganham cada vez mais protagonismo, sendo colocados no centro de qualquer ação comercial. E isso é possível com conhecimento e desenvolvimento profissional para desenvolver um olhar ampliado e estratégico para a área de vendas.

E é justamente isso que propõe o Programa de Gestão Comercial da FDC, que você pode conhecer aqui.

 

  • Liderança

Para exercer a liderança, é preciso conhecimento. Assim, um programa de desenvolvimento empresarial é de fundamental importância, mais uma vez. Você pode escolher entre o curso de Liderança de Impacto, para aprimorar suas habilidades já existentes.

 

  • Capacitação

Você acompanha as principais tendências e movimentações do mercado? Entende como a transformação digital traz impactos para a sua carreira e para o seu negócio? As necessidades do mercado mudam o tempo todo, é decisivo acompanhá-las e se preparar para oferecer seu melhor como indivíduo e profissional. A especialização em Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral, oferecida pela associada PKT em Campinas, traz uma metodologia inovadora, que provoca uma mudança no mindset do aluno. No programa, os verbos ‘aprender’, ‘aplicar’ e ‘transformar’ formam a estrutura do curso para que o aluno possa adquirir conhecimento e confiança não só para liderar e empreender, mas também para a tomada de decisão.

Profissionalizando a gestão empresarial

Mas lembre-se: é preciso cercar-se de profissionais qualificados e que possam agregar ao seu negócio. Para quem busca capacitar sua equipe de gestão, precisa de alinhamento organizacional ou deseja definir uma estratégia de crescimento de curto, médio e longo prazo para o negócio, uma ótima opção é o programa Parceiros para Excelência (PAEX), que proporciona um intercâmbio de experiências entre as mais de 600 empresas participantes. Assim, é construído um modelo de gestão – que também se utiliza de ferramentas gerenciais e de estratégia.

Não adie mais o check up de sua empresa como muitas pessoas fazem com a própria saúde. Afinal, evitar problemas com um diagnóstico empresarial é muito mais barato e prático que resolver problemas antigos. Faça bom proveito dessas dicas e dê ao seu negócio a longevidade que ele merece.

Conte conosco para fazer também o diagnóstico do seu negócio!


Precisa de ajuda?