Campinas: 19 3325.8224 . Sorocaba: 15 3442.8892 . atendimento@pktdesenvolvimento.com.br . Acesse o site

O PROGRAMA IDEAL PARA EXECUTIVOS QUE:

Buscam uma visão holística de gestão
Querem adquirir conhecimentos que sejam aplicados no dia a dia
Querem ampliar o Networking com empresas de médio porte da região
Querem adquirir conhecimento para estruturar a gestão na empresa
Buscam profissionalização e capacitação
Buscam realizar mudanças efetivas e se atualizar nas melhores práticas de mercado

O PROGRAMA

O Programa de Desenvolvimento em Gestão enfatiza a implementação dos instrumentos de gestão e a qualidade empresarial.


OS RESULTADOS OBTIDOS SÃO:

Conhecimento para atuação como um profissional que pensa e age como dono do negócio, dentro de uma perspectiva e de princípios do empresário e a capacidade para praticar os mecanismos de gestão de resultados e do projeto empresarial.

PÚBLICO-ALVO

O programa destina-se aos dirigentes e gerentes das empresas de médio porte, que são responsáveis pela gestão da organização, definição e implementação de metas, assim como o gerenciamento dos resultados desejados.

PROGRAMAÇÃO

O programa tem carga horária de 96 horas, que serão executadas em seis módulos:

MÓDULO ESTRATÉGIA

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar e discutir com os alunos as bases conceituais da estratégia e suas aplicações nas organizações, assim como sua importância na construção da competitividade das organizações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O QUE É ESTRATÉGIA

  • Estratégia e contexto atual dos negócios
  • Funções da estratégia
  • Processos de análise /reflexão e planejamento
  • Ideologia empresarial
  • Direcionadores da estratégia
  • Formuladores da estratégia

AMBIENTE EXTERNO

  • Análise e apresentação das variáveis dos ambientes macro e de negócios
  • Apresentação da ferramenta das 5 forças de Porter

AMBIENTE INTERNO

  • Análise e apresentação das variáveis do ambiente interno
  • Apresentação dos conceitos de recursos, capacidades e competências
  • Apresentação do conceito de fatores-críticos de sucesso
  • Apresentação do posicionamento estratégico
  • Apresentação do conceito de cadeia de valores

FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA

  • Discussão de conceitos como objetivos, indicadores, metas, projetos estratégicos etc

MÓDULO FINANÇAS

OBJETIVOS GERAIS

Fazer com que os participantes sejam capazes de elaborar uma análise da performance econômico-financeira de suas empresas, tomando como base os demonstrativos contábeis, cujos conceitos e fundamentos deverão ser aprendidos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE VALOR NA EMPRESA

  • O objetivo da empresa
  • A decisão de investimento e a sua consequência
  • A decisão de financiamento e a sua consequência
  • Visão econômica e a visão financeira

OS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS: ESTRUTURA, CONCEITOS, FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS

  • A contabilidade e a sua importância para a empresa
  • A responsabilidade de todos na qualidade da informação contábil
  • O que é contabilidade
  • Os demonstrativos contábeis
  • Estrutura do Balanço Patrimonial e a sua conexão com as decisões de investimento e Financiamento da empresa
  • O ativo e as suas características
  • O passivo/ patrimônio líquido e as suas características
  • Descrição das contas contábeis que formam o Balanço Patrimonial
  • Estrutura do Demonstrativo de Resultado de Exercício
  • Classificação dos gastos contábeis (despesa, custo,ativo e perda)
  • Descrição de todas as contas que formam a DRE
  • Potencial analítico do Demonstrativo
  • O regime de competência e a sua importância para a análise econômica
  • O princípio do confronto entre receitas e despesas
  • BP e a sua visão de “estoque” e Demonstrativo de Resultado e sua visão de período
  • Receita e a sua relação com o BP
  • Despesas e a sua Relação com BP
  • Lucro Líquido e a sua Relação com o Balanço Patrimonial.
  • Regime de competência versus regime de caixa
  • Conceito de fluxo de caixa na base direta e indireta

ANÁLISE DA PERFORMANCE ECONÔMICA DAS EMPRESAS

  • A importância do crescimento para as empresas
  • Análise horizontal como forma de avaliar o crescimento
  • Análise vertical: a relevância das partes sobre o todo nos relatórios Econômico financeiros
  • A performance operacional: medidas de lucratividade
  • A performance dos investimentos: medidas de rentabilidade (ROA e ROE)
  • O efeito do endividamento sobre o ROE
  • A equação básica do EVA e processo de criação de valor
  • Ativo Econômico
  • NCG e a sua obtenção via reclassificação do Balanço Patrimonial
  • Ciclo operacional e ciclo financeiro
  • NOPLAT
  • Custo de Capital
  • Margem de NOPLAT
  • ROCE (retorno do capital empregado)
  • Decomposição do ROCE (Fórmula Dupont)
  • Principais drivers de criação de valor

ANÁLISE DA PERFORMANCE FINANCEIRA DAS EMPRESAS

  • A miopia dos índices tradicionais de liquidez
  • Os fundamentos do modelo dinâmico de análise financeira
  • A reclassificação do Balanço Patrimonial
  • NCG e a sua dinâmica
  • Capital de Giro (CDG) e a sua dinâmica
  • Saldo de Tesouraria (T)
  • Fórmula Fundamental do Modelo Dinâmico
  • As diferentes estruturas financeiras das empresas
  • A conexão entre o modelo financeiro e modelo econômico
  • Estratégias de financiamento da NCG
  • Índices de endividamento

MÓDULO GESTÃO DE PROCESSOS

OBJETIVOS GERAIS

Conhecer a gestão de processos tornando-se capaz de contextualizar a mesma nas organizações.
Adquirir conhecimento gerador da capacidade de aplicação das ferramentas do redesenho de processos, vislumbrando melhoria dos resultados organizacionais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

GESTÃO DE PROCESSOS

  • Conceituar processos, gestão pelos processos e estrutura matricial
  • Inter-relacionar as variáveis: estratégia, processos e pessoas no contexto organizacional

MAPA DE CONTEXTO

  • Expor o conteúdo da ferramenta mapa de contexto e construir a mesma tendo como base o estudo de caso
  • Dividir a organização em macroprocessos levando em consideração os resultados estratégicos
  • Aplicar a matriz de priorização inter-relacionando processo e estratégia para definição do processo critico

ANÁLISE DO PROCESSO CRÍTICO

  • Levantamento das rupturas do caminho em estudo
  • Construção do plano de ação que será a base para o redesenho do processo

IMPLANTAÇÃO/MEDIÇÃO DE DESEMPENHO

  • Redesenhar o novo fluxo de processo
  • Inserir indicadores de desempenho no novo processo redesenhado
  • Debater as variáveis que afetam a implantação do novo processo

MÓDULO MARKETING & VENDAS

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar e discutir com os participantes bases conceituais e aplicações relacionados às estratégias para prospecção, conquista e manutenção de mercados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

  • Pesquisa, Comportamento do Consumidor e Análise de Valor

ESTRATÉGIA DE MERCADO

  • Segmentação e Posicionamento Mercadológico
  • Matriz Ansoff

TÁTICAS DE MERCADO

  • Mix mercadológico e a construção das políticas comerciais e de relacionamento

OPERAÇÃO DE MERCADO

  • Planejamento e previsão de vendas
  • Pipeline e forecast
  • Abordagens de vendas e Relacionamento e pós-vendas

MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS

OBJETIVOS GERAIS

Aprimorar a prática da Gestão com Pessoas, com especial atenção à conexão estratégica, ao papel da liderança na relação com as equipes, à competência organizacional e a uma gestão proativa, visando a resultados sustentáveis e à realização pessoal e profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender as mudanças nos diferentes contextos e suas implicações no mundo do trabalho e na gestão das pessoas
  • Reforçar o conceito, a responsabilidade e a prática de cada líder como gestor de pessoas
  • Incentivar a criação de um ambiente favorável nas organizações, como base para atração, desenvolvimento e retenção de talentos
  • Aprofundar a reflexão em torno do papel do líder como gestor de negócios, com pessoas
  • Instrumentalizar os líderes para melhor gerir as pessoas
  • Compreender a importância das equipes como diferencial competitivo das organizações

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Contexto humano, social, empresarial
  • Tendências das práticas de gestão de pessoas
  • Gestão de pessoas não é com o RH
  • Papéis e responsabilidades da área de RH e dos líderes funcionais
  • Reversão de papéis (Ghoshal)
  • O código da liderança
  • Melhores práticas do mercado (GPTW)
  • Foco nos resultados
  • O líder educador
  • Comunicação, Feedback, Percepção, Administração de Conflitos, Tomada de Decisão etc
  • Pressupostos para criação, desenvolvimento e manutenção de equipes
  • Fundamentos para equipes de alta performance

CONEXÃO ESTRATÉGICA / CONFIANÇA

  • Reflexão sobre a sociedade e o contexto das empresas
  • Tendência da gestão dos recursos humanos
  • Reversão de papéis e responsabilidades
  • O Cheiro do Lugar
  • Cultura Organizacional

O LÍDER E AS EQUIPES / APOIO

  • Considerações gerais sobre a liderança
  • Transformações necessárias para a liderança
  • Talentos para a liderança
  • O código da liderança
  • Equipes
  • “Eu me seguiria?”

COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL / CRIATIVIDADE

  • Peças do Jogo:
  • Comunicação/Percepção
  • Crises e conflitos
  • Atrocidades no ambiente de trabalho
  • Tomada de decisão
  • Fatores de Motivação
  • Gestão do Conhecimento
  • Gestão da Mudança
  • Feedback

GESTÃO PROATIVA / ENGAJAMENTO

  • Retenção de talentos (Por que as pessoas saem ou permanecem nas empresas?)
  • Práticas de Melhores Empresas para se trabalhar
  • Elementos decisivos para retenção
  • Condições para a felicidade no trabalho
  • O que as pessoas buscam ao entrar na empresa
  • Desafios da gestão
  • Liderança: A arte da possibilidade
  • Mensagem final

MÓDULO GESTÃO DE PROJETOS

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar e discutir com os participantes as bases conceituais e pragmáticas necessárias à gestão de projetos nas organizações, métodos, técnicas, instrumentos e ferramentas, visando sempre a evolução sustentável da empresa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

  • Histórico: a gestão de projetos e as instituições referência
  • Conceitos: projetos e processos, ciclo de vida, áreas de conhecimento, stakeholders em projetos
  • Gerenciamento de Projetos: a gestão das áreas de conhecimento no ciclo de vida
  • Metodologia de Gestão de Projetos: técnicas, padrões e o uso de ferramentas informatizadas, escritório de gestão de projetos
  • Aplicação: visualizando a gestão da integração no desenvolvimento de projetos. Os padrões TAP e PGP e a técnica EAP

COMO COMEÇAR UM PROJETO? FASE 1 – INICIAÇÃO

  • Origem dos projetos
  • A formalização: transformado a ideia em diretrizes, objetivos, estimativas, escopo preliminar, identificando os riscos e verificando sua viabilidade
  • O Termo de Abertura do Projeto – TAP
  • Identificando o escopo inicial, a Estrutura Analítica do Projeto – EAP
  • Aplicação pratica: desenvolvimento do Termo de Abertura de um projeto exemplo

COMO PLANEJAR A EXECUÇÃO? FASE 2 – PLANEJAMENTO

  • O Plano de Gerenciamento do Projeto – PGP
  • Uso de ferramentas informatizadas
  • O planejamento das áreas de conhecimento do Escopo, Prazo e Custo
  • O planejamento das áreas de conhecimento de RH, Qualidade, Riscos, Suprimentos e Comunicação
  • Aplicação pratica: aplicação dos conceitos do PGP no projeto exemplo

COMO EXECUTAR O PROJETO? FASE 3 – EXECUÇÃO E CONTROLE

  • Acompanhamento e controle de projetos: o ciclo de controle e a dinâmica de acompanhamento e atualização de dados
  • Gestão do escopo e prazo com o uso de ferramenta informatizada
  • Gestão de custos, contratos e suprimentos e a técnica Earned Value
  • Gestão das mudanças e acompanhamento de riscos
  • Gestão da Comunicação: as reuniões de acompanhamento, relatórios de progresso e executivos
  • As entregas intermediárias: qualidade e aceite

ENTREGANDO O PROJETO. FASE 4 – ENCERRAMENTO

  • A entrega final do projeto: qualidade e aceite final do cliente
  • O encerramento: análise final, fechamento de contratos, encaminhamento de equipe

AGENDA 2018

Confira abaixo as datas e locais dos módulos.

Gestão de Projetos
Sorocaba
12/11/2018

Campinas
26/11/2018

AGENDA 2019

Confira abaixo as datas e locais dos módulos.

Estratégia
Campinas
05/02/2019

Sorocaba
14/02/2019

Finanças
Campinas
22/04/2019

Sorocaba
08/05/2019

Gestão de Processos
Campinas
27/05/2019

Sorocaba
04/06/2019

Marketing & Vendas
Campinas
01/08/2019

Sorocaba
13/08/2019

Gestão de Pessoas
Campinas
23/09/2019

Sorocaba
30/09/2019

Gestão de Projetos
Campinas
28/10/2019

Sorocaba
11/11/2019

SOBRE A FDC

A FDC é uma escola de negócios que oferece o que há de mais inovador por meio de Soluções Educacionais nacionais e internacionais, sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, China, Índia, Rússia e América Latina. Essa rede de escolas permite o acesso a modernas ferramentas de gestão de negócios, troca de experiências e a geração conjunta de conhecimento, desenvolvendo executivos, gestores públicos, empresários e organizações de diversos segmentos em vários países.

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO

LOCAIS: CAMPINAS E SOROCABA

INSCREVA-SE

PKT DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

CAMPINAS

Rua Odila Maia Rocha Brito, 394
Nova Campinas . Campinas . São Paulo
19 3325.8224

SOROCABA

Rua Paulo Antônio do Nascimento, 145, Loja 1
Jd. Portal da Colina . Sorocaba . São Paulo
15 3442.8892

pkt@pktdesenvolvimento.com.br
http://www.pktdesenvolvimento.com.br/

WhatsApp chat