PAEX: palavra de quem usa – Apolo Spuma
15/10/2018
Exibir tudo

Saiba o que é o PAEX, e como esse programa pode aumentar a competitividade e impulsionar os resultados na gestão de empresas de médio porte

 

Quando pensamos em empresas familiares, uma questão bastante comum é a dificuldade em profissionalizar seus times. Outras desejam estruturar o negócio no processo de sucessão e não sabem por onde começar. E mesmo quando focamos em organizações que não têm esse formato familiar, os desafios são vários e constantes: como preparar o negócio para um processo de fusão ou aquisição?

Como definir uma estratégia de crescimento de curto, médio e longo prazo? O que fazer para estruturar a governança corporativa? Essas situações descrevem como várias empresas se encontram hoje em dia. Apesar dos problemas serem diversos, existe um programa completo e capaz de auxiliar na resolução dessas questões: o Programa Parceiros para Excelência (PAEX).

Para entender um pouco mais sobre esse programa e o que ele pode trazer de vantajoso para o seu negócio, confira as dicas e informações apresentadas a seguir.


O que é o PAEX?

O programa Parceiros para Excelência (PAEX) é uma iniciativa que reúne empresas de médio porte interessadas em profissionalizar sua gestão empresarial. A ferramenta trata de um intercâmbio de experiências entre todas as empresas participantes. Assim, é construído um modelo de gestão – que também se utiliza de ferramentas gerenciais e de estratégia.

São cerca de 600 empresas do Brasil, Paraguai e Portugal trocando aprendizado e expertise. Vale lembrar que nesse processo, que contém cerca de 450 horas anuais de conteúdo, não são inclusas empresas concorrentes.

 

Quais os benefícios do PAEX?

  • Redefinição da estratégia de gestão da empresa com base em um modelo integrado;
  • Definição de indicadores de performance da organização;
  • Acompanhamento periódico de metas;
  • Ampliação dos horizontes a partir do contato com a vanguarda da gestão empresarial;
  • Intercâmbio entre empresas para compartilhamento das melhores práticas de gestão;
  • Implementação de metodologias de gestão em Marketing e Vendas, Gestão de Processos, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Finanças, Operações e Logística, entre outras;
  • Melhoria nos resultados econômico-financeiros;
  • Capacitação dos gestores da organização.

 

Como eu sei que ele é o ideal para a minha empresa?

Se ficou alguma dúvida se o PAEX se encaixa no momento em que a sua empresa se encontra, listamos alguns pontos importantes.

O programa ideal para organizações que:

Buscam a profissionalização da empresa familiar;

Desejam estruturar o negócio no processo de sucessão (transições das gerações);

Querem preparar o negócio para um processo de fusão ou aquisição (M&A);

Têm a necessidade de capacitar sua equipe de gestão;

Precisam de alinhamento organizacional;

Desejam definir uma estratégia de crescimento de curto, médio e longo prazo para o negócio;

Buscam estruturar sua governança corporativa;

Querem acelerar o crescimento de negócios de forma estruturada;

Desejam ampliar o networking para troca de experiências e geração de novos negócios.

 

Vale a pena mesmo investir nesse programa?

Ninguém melhor para responder isso do que os beneficiados pelo programa, como é o caso da empresa Santa Massa. Especialista na produção de pão de alho, a empresa buscou a ajuda do PAEX durante um período importante: a passagem de varejo para indústria. Assim, contar com uma  parceria especializada, focada em traçar metas e objetivos, foi fundamental para o sucesso. Ao menos é o que dizem os proprietários João Fernando e César Pereira. Você pode conferir o depoimento completo deles aqui.

 

Por que o fim do ano (AGORA) é a hora para começar?

Com o fim do ano chegando, as empresas já começam a se programar para 2019. Fazendo um balanço sobre o que se passou e traçando estratégias para o que está por vir. É quando muitas equipes gestoras se reúnem para realizar o planejamento estratégico. Pois o panorama de mudanças que um novo ano sugere, pede que as empresas já iniciem o ano com o planejamento em prática. E para ser o parceiro das empresas e profissionais que desejam dar um impulso aos resultados gerados pelo planejamento estratégico que surgiu o Programa Parceiros para Excelência (PAEX).

Conheça mais sobre o PAEX, suas vantagens e o investimento necessário acessando este link. O momento certo para planejar o futuro é agora. É para iniciar o próximo ano já com o pé direito, e um passo mais próximo do sucesso.


WhatsApp chat