Pós-graduação: metodologia precisa aliar teoria e prática
13/09/2018
PAEX: palavra de quem usa – Santa Massa
25/09/2018
Exibir tudo

Diante do mercado altamente competitivo e dinâmico, você certamente já parou para se questionar sobre quais atitudes você precisa ter para crescer, se destacar na carreira ou se preparar para os desafios de negócios do amanhã. Seja onde você trabalha atualmente ou almejando outras posições do mercado, estudar, investir em sua própria capacitação e fazer uma pós-graduação pode ser o impulso que você precisa para galgar novas oportunidades profissionais.

A definição do curso e da escola ideais para uma especialização dependem de uma série de variáveis, e a financeira é uma delas. É fundamental refletir e se planejar com calma para que o investimento nos estudos não se torne um vilão na sua vida.

Identificamos alguns pontos importantes para que você se prepare para dedicar sua energia ao aprendizado – e não à preocupação com o dinheiro. Confira como criar o planejamento financeiro para a pós-graduação!

Planejamento Financeiro para a Pós-Graduação: veja por onde começar!

 

Diagnóstico e plano financeiro

Qualquer tipo de planejamento requer um roteiro e com a sua vida financeira não seria diferente. Comece identificando sua realidade, todos os seus custos fixos e variáveis. Estabeleça seu objetivo de estudo e o prazo para alcançá-lo. Crie um orçamento que mostre o quanto você precisará investir, incluindo mensalidade, material didático e transporte. Analise a melhor forma de viabilizar o equilíbrio entre todas as despesas, incluindo a educação, sem comprometer o seu orçamento. Ao registrar todos os passos, você terá um guia para consultar durante a sua jornada e, mesmo que as turbulências afetem seus planos, ele o ajudará a voltar ao caminho certo.

Controle seus gastos

À medida que você planeja sua vida dentro do seu fluxo de renda, você também se torna capaz de controlar os gastos. Ninguém melhor do que você mesmo para saber onde pode economizar ou cortar gastos supérfluos para investir nos estudos. Procure avaliar se aquela refeição realmente precisa ser feita fora de casa. Será que a compra daquele item não pode esperar mais alguns meses? Estabeleça limites de gastos para cada tipo diferente de despesas. Aproveite para quitar dívidas pendentes e evite contrair novas obrigações financeiras.

Crie metas realistas

É muito mais fácil se planejar financeiramente – e fazer com que seu cérebro também compre essa ideia e se torne seu aliado – quando você possui metas específicas, relevantes, atingíveis e mensuráveis. Portanto, fazer do investimento em sua própria capacitação uma meta é uma maneira concreta de motivá-lo a priorizar os gastos. Você vai entender quanto você deve acumular mensalmente a fim de equilibrar a vida financeira. Ao compreender qual o investimento total necessário para a pós-graduação, você consegue saber quanto tempo será necessário para quitar todo o curso.

Pesquise as escolas e cursos disponíveis

Estudar é sempre bom, mas fazer um curso apenas para incrementar o currículo pode não trazer o resultado esperado. Assim, é importante avaliar qual o seu perfil e objetivo na escolha do tipo de pós-graduação, que pode ser latu-senso (Especialização, MBA) ou stricto-senso (Mestrado Profissional ou Acadêmico).

Além disso, é preciso levar em consideração a qualidade e excelência da Instituição de Ensino, e o seu custo-benefício. O preço é importante, mas não pode ser o único balizador de uma decisão. Ao mesmo tempo que uma escola reconhecida e de qualidade pode trazer um impacto significativo na sua carreira, um curso de baixa qualidade pode não proporcionar a aprendizagem adequada.

A construção da carreira é um investimento e um processo de longo prazo. As decisões que você toma hoje impactarão diretamente no profissional que você será no futuro. O mundo está mudando rapidamente e, por mais assustador que possa parecer a velocidade dessas transformações, se atualizar é um requisito para manter-se ativo e competitivo no mercado de trabalho. E uma pós-graduação de qualidade pode contribuir diretamente para o seu desenvolvimento.

Conheça a Pós-Graduação da FDC em Campinas

A Pós-graduação em Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral (FDC) auxilia quem está em busca desse aprimoramento. No programa, os verbos ‘aprender’, ‘aplicar’ e ‘transformar’ formam a estrutura do curso para que o aluno possa adquirir conhecimento e confiança não só para liderar e empreender, mas também para a tomada de decisão.

E a próxima turma de Campinas começa dia 19 de outubro. Faça parte desse grupo que vai trocar muito conhecimento e aprender na prática como ser um líder do futuro.

Na pós-graduação da Fundação Dom Cabral você adquire:

  • maior diferencial competitivo;
  • mais conhecimento agrega à prática e à experiência que já tem;
  • maior presença no mercado de trabalho;
  • melhor desempenho profissional;
  • mais chance de antecipar e se preparar para o futuro.

Não perca tempo, inscreva-se já acessando este link!


Precisa de ajuda?