Suas decisões financeiras ajudam ou atrasam sua empresa?
22/11/2018
Exibir tudo

Com o ritmo acelerado dos ambientes de negócios, manter-se atualizado com as melhores práticas de mercado nunca foi tão importante. Afinal, empresas como Uber, Instagram e Airbnb sequer existiam 10 anos atrás. Novos mercados, novos negócios e novas práticas exigem um gestor renovado.

Seguir estudando após a conclusão da graduação não é mais uma opção; tornou-se vital àqueles que desejam uma carreira promissora. É na pós-graduação que alunos terão a oportunidade de adquirir novas habilidades e competências dentro (ou fora) de suas profissões, algo cada vez mais necessário para enfrentar os desafios do mercado com confiança. Além disso, pesquisa recente da Catho Educação revelou que o mercado reconhece profissionais mais bem qualificados. Executivos que possuem Pós-Graduação ou MBA podem aumentar seus salários em até 53,7%.

Escolher o programa e a instituição de ensino ideais pode fazer toda a diferença neste processo. Comece avaliando os cursos disponíveis de acordo com critérios-chave, como a modalidade, o conteúdo oferecido e a reputação da escola entre a comunidade empresarial.

Pós-graduação em Campinas

Existe uma infinidade de instituições em todo o país e, fatalmente, nem todas entregarão o mesmo nível de excelência e qualidade. Foi por isso que montamos esse guia para ajudá-lo nesta etapa. Confira a seguir os 5 pontos a serem avaliados ao escolher a melhor instituição para sua pós-graduação em Campinas. Aquela que ofereça um programa que realmente prepare você para enfrentar os desafios do mercado.

  1. Avalie o que você quer e porque

O primeiro passo é entender o que você quer obter como resultado da sua pós-graduação, considerando seus objetivos de carreira. Você está procurando mudar de área, precisa desenvolver novas habilidades técnicas ou comportamentais ou quer ampliar seu networking?

Outro aspecto é decidir a modalidade de pós-graduação que você deseja. Basicamente, existe a pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs) e a stricto sensu (voltada à área acadêmica, como mestrado, doutorado e pós-doutorado). Assim você será capaz de pesquisar com mais precisão as instituições e os cursos que correspondem a seus objetivos.

  1. Histórico e Reputação da Instituição no mercado

Sabendo o que você quer, o passo seguinte é verificar se a instituição é certificada e qual a avaliação do curso pelo Ministério da Educação (MEC). E vale verificar se a escola está listada em Rankings Internacionais, como o do Financial Times.

Em seguida, pesquisar sobre a tradição da instituição de ensino na área de estudo é um bom indicativo para uma formação de qualidade. “A Fundação Dom Cabral (FDC), por exemplo, é uma escola de negócios brasileira que oferece o que há de mais inovador em soluções educacionais com padrão e atuação internacionais de desenvolvimento e capacitação de executivos, empresários e gestores públicos há mais de 4 décadas”, explica Jorge Duarte Veiga Roldão, professor da FDC. Em parceria com a PKT Desenvolvimento Empresarial, ela traz para Campinas o Programa de Especialização em Gestão de Negócios.

Outros pontos que contribuem para uma boa reputação é contar com um corpo docente capacitado e experiente. Além de infraestrutura adequada (biblioteca, recursos tecnológicos, conforto das salas de aula etc), administração eficiente, alta exigência de performance, entre outros. Também é crucial avaliar se os profissionais egressos daquela escola são absorvidos pelo mercado de trabalho e procurar conhecer a opinião deles sobre o curso.

  1. Corpo Docente

Que tal valer-se da tecnologia disponível para conhecer melhor os professores antes mesmo de se matricular para o curso? Hoje em dia isso é possível graças ao LinkedIn e a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Profissionais e acadêmicos experientes em sua área de atuação são determinantes para a qualidade do aprendizado. “A FDC conta com um corpo docente de profissionais com excelente formação acadêmica e valiosas vivências no mercado. Isso os gabarita para as diferentes abordagens exigidas na grade curricular da especialização”, garante o Professor Roldão.

  1. Estrutura curricular

Analisar a estrutura curricular do curso é fundamental: carga horária, duração, horário das aulas, tempo necessário de dedicação aos estudos. Afinal, será necessário encaixar a atividade dentro da rotina.

Feito isso, não se deixe enganar apenas pelos nomes dos cursos. A sua escolha deve se basear na análise da bibliografia das disciplinas e conteúdos previstos para as aulas. Procure avaliar de maneira holística e pesar as variáveis. O curso está alinhado ao que você deseja para sua carreira? Os conhecimentos oferecidos acrescentam à sua formação? Se a resposta for sim, provavelmente trata-se de uma boa escolha.

Roldão garante que se a intenção é ampliar as competências em gestão e construir uma trajetória de sucesso, a Especialização em Gestão de Negócios da FDC traz uma estrutura remodelada e inovadora. O desenvolvimento do aluno se dá a partir do entendimento do seu papel e responsabilidades nas perspectivas individual, organizacional, social e global.

Começa por provocar uma mudança no mindset, ao trabalhar o entendimento do processo de aprendizagem e funcionamento do cérebro. Passa pela ampliação do autoconhecimento e pela criação de um modelo mental capaz de identificar oportunidades e provocar engajamento nos liderados. E, finalmente, pelo desenvolvimento de competências técnicas, instrumentalizando os participantes com as mais modernas tecnologias e ferramentas de gestão.

  1. Networking

Um dos benefícios mais importantes de uma pós-graduação é o seu desenvolvimento pessoal. Ao completar sua qualificação, você aprenderá habilidades de disciplina e gerenciamento de tempo, paralelamente aos aprendizados técnicos da área de estudo. E não serão apenas os professores que conduzirão os aprendizados. Os demais profissionais que se juntarem a você na condição de alunos terão papel importante no processo.

Quanto mais qualificados forem os colegas, melhor será a troca e o networking. E, ao aumentar e qualificar a sua rede de contatos, você certamente colherá frutos de empregabilidade e avanço na carreira após a pós-graduação.

Diante do atual momento, em que os negócios e a indústria se esforçam para se recuperar da crise econômica que se abateu nos últimos anos, dispor de uma pós-graduação no currículo pode diferenciá-lo da maioria, significar vantagem competitiva e melhor desempenho profissional. Seja em um processo seletivo ou durante uma análise do perfil ideal para uma promoção, o candidato que contar com as habilidades e competências mais aderentes ao perfil desejado serão priorizados. Escolher uma das melhores Escolas de Negócio do mundo e melhor no Brasil, como é a FDC, é uma oportunidade de conquistar uma formação diferenciada e, consequentemente, valorização profissional E você, está preparado para o futuro? Venha fazer sua Pós-Graduação em Campinas com a PKT!


WhatsApp chat