As pequenas e médias empresas são um importante vetor de crescimento econômico: elas representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e respondem por 54% do emprego formal no País — segundo dados do Sebrae. No entanto, nessa mesma esteira que evidencia seu poder, também estão os muitos desafios para assegurar a continuidade de suas operações e para que se mantenham competitivas em um mercado cada vez mais dinâmico.
Afinal, se já não é tarefa fácil fazer a gestão correta de pessoas, ficar em dia com as obrigações tributárias, estar juridicamente aderente, montar estratégias para atrair — e fidelizar consumidores — e otimizar processos para se tornar mais produtivo e reduzir custos, imagine quando todas essas perspectivas precisam, concomitantes, ser atendidas.
É por isso que ter um hub de empresas especializadas em áreas diversas e complementares é fundamental e decisivo, principalmente às médias empresas. A soma de expertises pode gerar soluções e serviços integrados que abrangem praticamente todas as áreas sensíveis da empresa, trazendo sustentabilidade para o negócio.
Essa é a proposta do CNext, que integra soluções de contabilidade, gestão, jurídica, marketing e tecnologia. Conheça como essa rede colaborativa entrega soluções inteligentes que contribuem com a sustentabilidade e o crescimento das médias empresas.
Como grande parte das empresas brasileiras é de propriedade familiar, é comum que careçam de estruturas de governança corporativa para ter estabilidade legal e corporativa, para que questões familiares não influenciem na administração e para eliminar barreiras à expansão.
A PKT Desenvolvimento Empresarial é o braço do CNext que atua na profissionalização da gestão e na governança das médias empresas. O objetivo é aproximá-las dos agentes financeiros, permitir que repensem os modelos de negócios e tenham um olhar atento para oportunidades de fusão, aquisição ou mesmo parcerias.
O sócio-diretor da PKT, Leonardo Ramos Teixeira, conta que o papel da empresa no hub é redefinir a estratégia de gestão da empresa, definir indicadores de performance da organização, acompanhar periodicamente as metas, ampliar os horizontes, implementar diversas metodologias (em áreas como Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas, Operações e Logística, etc.) e fazer o intercâmbio entre organizações.
Além disso, tem duas metas como premissa: capacitar os gestores da organização para que os trabalhos tenham continuidade e melhorar significativamente os resultados econômico-financeiros.
As empresas que mais crescem atualmente são as que têm cultura e estratégia baseada em dados. Não apenas dados internos da operação gerados pela própria empresa, mas também externos: tamanho do mercado, indicadores de desenvolvimento da região, entre outros.
Isso porque as tomadas de decisões estratégicas baseadas em dados são mais assertivas. Mas estruturar — e organizar — esses dados é um grande desafio. Muitas áreas e processos das organizações ainda possuem controles paralelos, como planilhas, que dificultam a exploração dos dados gerados.
Para o CEO da TOTVS Interior Paulista, William Barbosa de Oliveira, o primeiro passo para uma cultura voltada a dados é a identificação de quais informações a empresa pretende trabalhar e quais indicadores deverão ser utilizados para medir o sucesso de determinada operação, área ou processo.
“E é importante determinar indicadores não só para avaliar o resultado final, mas também aqueles que indicam se o caminho para o resultado esperado está sendo cumprido. Em vendas, por exemplo, os indicadores de atingimento de meta apontam o resultado, mas indicadores relacionados a forecast, pipeline, oportunidades geradas, entre outros, mostram se a trilha para o resultado final está sendo seguida”, diz William.
Uma solução em tecnologia centraliza as informações em uma única plataforma para que os dados possam ser cruzados e transformados em insights que contribuam na tomada de decisão. Também é importante que a solução se integre com outras ferramentas para que seja possível ter alguns processos da empresa em softwares específicos.
A tecnologia da TOTVS Interior Paulista permite justamente uma visão mais integrada e abrangente da empresa por meio de diferentes prismas: gestão, contabilidade, marketing, tecnologia e jurídico. Isso possibilita a construção dos processos de forma mais estratégica e facilita a identificação dos melhores caminhos para uso dos dados.
A transformação dos números em indicadores altamente estratégicos é o que faz da contabilidade um pilar decisivo para a tomada de decisão. É essa ciência que aponta com precisão a real situação da empresa e que ajuda a obter indicadores de liquidez tão importantes para nortear a decisão do gestor.
E como tomar uma decisão assertiva se tornou urgente em um mundo em constante mudança, confiar nos dados que se tem em mão é decisivo para alavancar um negócio. Do contrário, pode causar mais incerteza e desestabilizar a empresa.
A contabilidade deixou de ser sinônimo — há muito tempo! — apenas de apuração de impostos e regularidade com o fisco. A complexidade da tributação brasileira fez com que o parceiro contábil fosse indispensável — à regularidade, claro, mas também à segurança e à legalidade do negócio. Mais do que isso: a contabilidade é importante na estratégia por auxiliar com indicadores essenciais na tomada de decisão.
O CEO da Atlas Inteligência para Gestão e Contabilidade, Marcelo Voigt Bianchi, diz que não há mais espaço para empirismo. “Se é a contabilidade que traz dados precisos e organizados para direcionar o planejamento, não pautar o planejamento nos números entregues pela contabilidade é planejar no achismo”.
E é por isso que essa ciência também está na plataforma do CNext. A Atlas, com sede em Limeira/SP, é responsável pelo diagnóstico com o retrato da empresa e os caminhos que alavancam os resultados.
A transformação digital, que vem em velocidade surpreendente nos últimos anos, trouxe impactos diretos em todas as áreas do negócio. Por sua vez, o consumidor e o cliente B2B também mudaram a forma de tomar decisão, o que acarretou em transformações no marketing.
Hoje o consumidor coloca em sua cesta de exigências a velocidade, tanto na entrega quanto na resposta e na resolução de problemas. Tudo isso fez com que a jornada do consumidor mudasse e, consequentemente, exigiu que as empresas redesenhassem essa jornada. Ou, no mínimo, atualizassem sua proposta de valor.
Segundo o sócio-diretor da Verbo Comunicação, Rodrigo Figueiredo, as empresas têm que se questionar: “será que aquele conjunto de serviços ou seu portfólio de produtos continua a atender as necessidades e expectativas do cliente?”
“Essa é uma reflexão bastante importante. Por isso, sempre digo que precisamos colocar em prática 3 verbos: acelerar, eliminar e experimentar”. Isso significa:
São essas visões que serão entregues pela área de marketing no CNext às médias empresas. São informações valiosas de leitura do mercado, de concorrentes para incidir em criatividade e inovação. A Verbo Comunicação, com sede em Sorocaba, tem a premissa de ser provocativa e inteligente.
Provocativa porque tem capacidade de olhar para diferentes mercados e levar aprendizados e descobertas de um negócio para outro. Inteligente porque usa dados e argumentos relevantes para fazer essa provocação. Assim, contribui com as empresas para gerar ganho em produtividade, otimizar tempo e recursos.
O ambiente jurídico é desafiador. Não somente pelas mudanças recorrentes na legislação e novos entendimentos do poder judiciário, mas porque são soluções jurídicas efetivas que entendem o ambiente e a linguagem empresariais.
Por isso, a Finocchio e Ustra Sociedade de Advogados, de Campinas/SP, é mais um dos pilares do CNext. Segundo o sócio responsável pela área tributária do Finocchio e Ustra Sociedade de Advogados, Octávio L. S. T. B. Ustra, é importante atuar estrategicamente nos processos, o que será possível com a reunião de especialidades distantes para uma solução conjunta.
O CNext é uma grande oportunidade para as médias empresas que querem acelerar seu crescimento de maneira integrada e sustentável. Fale conosco e conheça mais benefícios que a plataforma pode levar à sua empresa!