Integrante do PAEX adquire fintech e amplia sua atuação no Brasil
28/08/2020
Exibir tudo

Como a consultoria empresarial contribui para a retomada de crescimento

*Andressa Lucas de Freitas

 

A pandemia do novo coronavírus trouxe vários impactos à vida em sociedade e fez com que as organizações tivessem que lidar com uma situação inusitada. Muito se tem ouvido por aí que ela foi um antecipador de futuros e que evidenciou as potencialidades e fragilidades das empresas brasileiras. E isso não podemos negar.  Quem até então estava postergando a execução de novos processos ou o investimento em tecnologia e transformação digital, por exemplo, teve que se adaptar com muito mais agilidade — ou, então, se tornar menos competitivo.

 

Ser essencial — ou se tornar essencial — para seus clientes foi uma das principais lições deste período. Muito se aprendeu nestes sete meses de pandemia, tanto é que especialistas garantem que as transformações abruptas de agora podem (e devem!) ter continuidade no Pós-Covid.

 

Sim, já é preciso pensar nesse cenário pós-coronavírus porque as atividades e novas oportunidades estão retomando — mesmo que a passos mais vagarosos — à normalidade e a economia vem dando sinais de melhora. Não que isso signifique um crescimento vigoroso, mas há uma nova perspectiva, e é preciso reformulação por parte das empresas.

 

E se estamos em um processo de melhoria e descobertas, é necessário planejamento para se antecipar a esse novo cenário que se vislumbra — sem deixar que as evoluções aceleradas da pandemia sejam descartadas para segundo plano. Explicando em miúdos: foi-se aquele período de imediatismo e tomadas de decisões urgentes. O momento atual exige das empresas a combinação de estratégias, mas sem que deixem para trás “aquele gás” da reinvenção que foi característico do início da pandemia. Agora é preciso planejar e executar, com velocidade e assertividade, estratégias para retomada de crescimento.

 

São ações complementares que precisam ser executadas para que a empresa recupere o ponto de equilíbrio econômico e o capital de giro. Mais ainda: para que gere capacidade de pagamento de dívidas (se houver) e tenha disponibilidade de realizar investimentos. Especialmente no que tange à adoção de tecnologias digitais para ampliação dos canais de vendas e manutenção do trabalho remoto.

 

Aqui, as consultorias são decisivas para o sucesso desta etapa de retomada e ganham um papel ainda mais estratégico e relevante para as organizações. Principalmente para as que têm necessidade de apoio para gestão e governança, para as que precisam de orientação para tomada de decisões tempestivamente, para as que buscam apoio para engajar e desenvolver as equipes de modo mais célere e efetivo.

 

Assim, a consultoria auxilia organizações de diversos segmentos a olhar para esses cenários que se acercam Pós-Covid-19. Tudo com avaliação das medidas recém-adotadas: como foi administrado o contexto de emergência, se o caixa foi blindado, se houve retenção de clientes e desenvolvimento de receitas alternativas. Além disso, considerando se houve comunicação positiva com os colaboradores e foram efetuadas relações de parceria com os stakeholders.

 

Uma boa consultoria é aquela que atua com seriedade, compromisso e propósito não só no enfrentamento dos desafios de gestão de resultados, mas também de modo a garantir novos aprendizados para a organização, a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos.

 

Como a pandemia da Covid-19 é inédita e todos (ainda) estão aprendendo muito com ela, é preciso elencar cenários, criar hipóteses e planos de ação executáveis a curto, médio e longo prazo para cada organização — a depender da maturidade e cultura de cada uma.

 

O propósito da PKT Desenvolvimento Empresarial é levar conhecimento, alinhamento e harmonia para os negócios. E nosso diferencial é desenvolver um trabalho que envolva os times e multiplique o conhecimento dos colaboradores para a execução do trabalho com foco nos resultados.

 

Quando saímos de cena, o trabalho se mantém, porque o conhecimento se perpetua entre as pessoas da organização — independentemente da área da gestão: estratégia, sucessão, finanças, vendas, marketing, compras, pessoas, processos, logística ou até mesmo a preparação da empresa para oportunidades de fusões e aquisições.

 

E aqui ganha destaque o SemaNow, solução que vem para auxiliar as empresas na adoção de estratégias mais pontuadas e com resultado imediato. Entre os benefícios de utilizar a ferramenta estão um maior alinhamento organizacional, a ampliação da performance econômico-financeira e a garantia de sustentabilidade da empresa.

 

Pronto para enfrentar o pós-pandemia mais preparado? Conte com uma consultoria que traga planos customizados e que ajude a ser essencial para seus clientes.

 

 

 

*Andressa Lucas de Freitas é Gerente de Consultoria na PKT Desenvolvimento Empresarial.