A gestão diferenciada começa pelo mindset do gestor
15/07/2019
Quais são os principais desafios das empresas familiares?
26/08/2019
Exibir tudo

Quais competências o novo profissional precisa ter para se adaptar à transformação digital

Temos comentado bastante sobre transformação digital aqui no blog. Mais do que uma mudança tecnológica pela qual as empresas estão passando, ela representa uma mudança na forma como utilizamos dados e informações, e também de processos, ou seja, da forma como as pessoas se organizam e atuam dentro das empresas. Trata-se de uma verdadeira revolução no mindset dos profissionais e adaptação para enfrentar cenários corporativos até então inimagináveis. E essa preparação de pessoas está intimamente ligada à capacitação e desenvolvimento de skills específicas.

Mas, você sabe quais são as competências necessárias para um profissional se preparar para a transformação digital?

No post de hoje trazemos algumas das skills que podem fazer toda a diferença para sua guinada profissional em um mundo permeado pela transformação digital. Acompanhe!

As particularidades precisam ser respeitadas

Antes de tudo, precisamos ter bem claro que as empresas precisam se adaptar como um todo para sobreviver às transformações. Já tratamos anteriormente em uma entrevista com o professor Paulo Almeida, da Fundação Dom Cabral (FDC), a importância da transformação digital para as organizações e como elas podem se desenvolver nesse universo atual.

Dessa forma, fica mais claro notar que, antes de definir competências para o profissional, é necessário que elas estejam alinhadas e relacionadas ao contexto da empresa em questão. E como sabemos, esse quesito é muito particular, uma vez que cada ambiente de trabalho conta com regras e uma cultura própria.

Portanto, leve estas dicas para dentro de sua realidade — busque moldá-las ao seu ambiente, dentro de sua vivência. Não tente apresentar comportamentos que sejam contrários às práticas de sua empresa como um todo.

Competências necessárias para a transformação digital

O procedimento de transição de uma empresa, dos métodos tradicionais para a era digital, não é algo simples, e requer alguns cuidados – saiba mais no post “A Bússola da transformação digital”, conceito utilizado pela Fundação para orientar o processo de transformação digital nas instituições.

Criatividade

Quando falamos em criatividade, é no sentido de ter habilidade em perceber o mundo de maneiras diversas. Trata-se ainda de descobrir padrões não aparentes, conectar fenômenos que, supostamente, não possuem relação entre si e, assim, construir soluções surpreendentes.

Pensamento empreendedor

Engana-se quem pensa que só empreende quem abre uma empresa. Ter um pensamento empreendedor está ligado à habilidade de identificar oportunidades de mercado e descobrir as formas mais apropriadas — e no tempo certo — de monetizá-las. Em outras palavras, é como se fosse um estado de mente “incomodado”, que está sempre atento a novas oportunidades.

Solução de problemas

Essa skill está diretamente relacionada às habilidades analíticas e criativas. E é fácil entender o porquê, afinal, o pensamento lógico ou analítico envolve competências como comparação, avaliação e seleção.

Solução de paradoxos

Sabe aquela habilidade de provocar a manifestação de pontos de vista diversos, recolhê-los e escolher entre eles a melhor solução? É isso e mais, já que aqui também é preciso observar os objetivos organizacionais e a preservação do bom ambiente de trabalho.

Seria, portanto, a capacidade de compreender os elementos técnicos e interpessoais envolvidos numa opinião, desenvolvendo a credibilidade da equipe e valorizando a dúvida (confrontar, expor e explorar as discordâncias).

Tomada de decisão

Todos os dias somos colocados em situações nas quais temos que tomar algum tipo de decisão. Por isso é fundamental saber fazer as melhores escolhas para aquele momento, considerando as informações existentes e avaliando as soluções alternativas.

Habilidades analíticas

Ir além do pensamento primário e automático para poder avaliar de maneira efetiva as informações disponíveis. Envolver, visualizar, obter informações, articular, analisar, resolver problemas complexos e tomar decisões.

Habilidades de pesquisa

Fundamental para o profissional que deseja se adaptar à transformação digital, já que ele precisa saber usar fontes confiáveis para aprendizagem contínua e mudança de ambientes. Com essa skill bem desenvolvida, ele se torna capaz de fornecer informações profundas e conselhos sobre um tópico específico. Normalmente este exercício começa cedo e se mantém constantemente.

Orientação para eficiência

Saber utilizar os recursos que você tem disponíveis de maneira eficiente, extraindo o máximo possível de seu potencial, é estratégico.

Este processo de adaptação à era digital exige constante aperfeiçoamento. Neste sentido, é imprescindível para sua empresa contar com gestores e líderes que sejam agentes da transformação. Portanto, conte com o suporte dos especialistas da PKT, além de nossos cursos, que farão com que sua empresa tenha somente o melhor a oferecer para seus clientes.


Precisa de ajuda?