Live FDC e One7: como alavancar resultados através da gestão estratégica
29/10/2020
Exibir tudo

Depoimento: como consultoria da PKT foi fundamental para sua recuperação na pandemia

Consultoria e Depoimentos

A pandemia do novo coronavírus, em muitos aspectos, realmente veio para antecipar o futuro. As empresas que estavam postergando a execução de novos processos e o investimento em tecnologia tiveram que elencar novas prioridades e dar agilidade a essas questões para manterem-se competitivas.

 

E isso acabou por evidenciar as potencialidades e fragilidades das organizações brasileiras. As que enxergaram na crise sanitária uma necessidade — e oportunidade — de novas perspectivas e de crescimento, se sobressaíram.

Consultoria empresarial

Assim que a pandemia foi instaurada no Brasil, elas entenderam a necessidade de criar um comitê de gestão de forma a administrar o contexto de emergência. Isso para blindar o caixa e definir estratégias de retenção de clientes e desenvolvimento de receitas.

E, para isso, buscaram uma consultoria que tinha como propósito levar conhecimento, alinhamento e harmonia para os negócios. Este foi o caso da Barros Autopeças, que encontrou na PKT Desenvolvimento Empresarial e na Fundação Dom Cabral (FDC) a oportunidade de alinhamento organizacional e ampliação da performance econômico-financeira da empresa.

A consultoria foi formalizada logo no início da pandemia e trouxe resultados tangíveis e intangíveis à empresa. Quem diz isso são os próprios diretores da organização.

Antônio Fernandes de Barros Neto (Tunico), diretor da Barros Autopeças

“Já havia uma admiração ao trabalho da PKT e da FDC e, por mais de 2 anos, vínhamos estudando a possibilidade da assessoria. Em março deste ano, uma dificuldade com a pandemia associada à oferta de ajuda da PKT/FDC nos levou ao consenso do escopo de trabalho e iniciamos a consultoria como ‘comitê de crises’.

Só que hoje o assessoramento vai muito mais ‘longe’ da simples gestão de crise, muito além do que imaginávamos. A equipe está atenta a cada detalhe e nos surpreende diariamente com a praticidade e objetividade do trabalho.

Ao contrário do que muitos pensam, a assessoria nos trouxe uma mudança de dentro para fora. Nada foi imposto, nada ditado, tudo foi feito de forma construtiva e remediativa, buscando para cada problema a solução que não conseguíamos enxergar, tornando o processo de mudança menos hostil e muito mais natural, achando nas pessoas que já tínhamos o caminho e a solução de cada questão.

A qualidade de um serviço se mede com a aderência e satisfação do cliente diante sua prestação. Com isso, a Barros pode hoje concluir que o investimento na consultoria, que às vezes pode aparentar ser pontual, na verdade terá perpetuidade e autonomia. E isso nos traz plena satisfação. Com certeza, dentro dos mais diversos cenários, a Barros recomenda o serviço PKT/FDC.”

 

Marcos Barros, diretor da Barros Autopeças

“Procuramos a PKT Desenvolvimento Empresarial após relatos de outros clientes da escola de negócios e diante da necessidade de cada vez mais trazermos melhorias para a empresa.

Fechamos o contrato no início da pandemia. Já era uma paquera antiga, mas a situação veio para transformá-la em namoro. E logo nos primeiros meses, com todo o trabalho de orientação e foco em resolver os problemas levantados, a nossa empresa começou a dar sinais de recuperação. Agora já estamos colhendo bons frutos do trabalho desenvolvido.

Recomendo 100% o trabalho, é uma dinâmica bacana e bem simples de ser aplicada. Basta a equipe realmente comprar a ideia e ter disciplina para que as coisas aconteçam.”

O trabalho que a PKT Desenvolvimento Empresarial vem desenvolvendo na Barros Autopeças envolve os times e multiplica o conhecimento dos colaboradores para a execução do trabalho com foco nos resultados. “Assim que saímos de cena, o trabalho se mantém, porque o conhecimento se perpetua entre as pessoas da organização”, conta Andressa Lucas de Freitas, que é gerente de Consultoria na PKT Desenvolvimento Empresarial. A consultoria tem um papel estratégico e relevante para as organizações, pincipalmente para as que têm necessidade de apoio para gestão e governança.

“E não vem somente para contribuir no enfrentamento dos desafios de modo a garantir a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos. Ela também mira o futuro, o pós-pandemia, com avaliação do que surtiu efeito nos primeiros sete meses da crise e listagem de estratégias que podem ser adotadas daqui para frente. Não só listadas, mas executadas”, conclui Andressa.

Entenda mais sobre a consultoria da PKT, fale conosco!