Diagnóstico empresarial: como anda a saúde da sua empresa?
29/04/2019
Como sua empresa pode sobreviver à transformação digital?
27/05/2019
Exibir tudo

Coloque as finanças de seu negócio nos eixos por meio de decisões estratégicas

Tomar decisões faz parte da rotina de qualquer pessoa. Sejam assuntos corriqueiros, como o que irá tomar no café da manhã, até temas mais complexos, como a compra de uma casa. No âmbito empresarial também funciona assim. Constantemente, executivos e outros profissionais em cargos de liderança são submetidos à dura missão de escolher o melhor caminho para a empresa seguir. E quando o tema em questão são as finanças, é de extrema importância que tal decisão seja a mais estratégica possível, afinal, isso poderá influenciar na própria sobrevivência do negócio.

Nesse sentido, para não comprometer a saúde financeira da sua organização, torna-se fundamental que os profissionais tenham uma boa base e solidez sobre o tema finanças. A partir daí, eles se tornarão aptos para prevenir, avaliar e, claro, tomar decisões estratégicas de maneira ágil e segura.

Aliás, se você já negligenciou esse tema, é provável que tenha sentido na prática o quanto isso pode ter sido prejudicial no que se refere ao desempenho de seu negócio.

 

Mas, como tomar decisões estratégicas em finanças?

O primeiro passo é entender que isso vai muito além de ter um departamento de contas a pagar e receber. Ampliar a visão na área de finanças é importante para que seja possível revisar com mais precisão tudo aquilo que pode impactar de forma significativa na gestão da empresa. Fazer um planejamento econômico e financeiro, analisar e gerir os custos operacionais, entender os principais indicadores de risco operacional do negócio são algumas das estratégias para que as empresas façam escolhas mais estruturadas.

A Fundação Dom Cabral conta com um programa específico sobre o tema: Decisões Estratégicas em Finanças. São aulas que preparam os participantes para entender todos esses processos. E sempre considerando o risco e a volatilidade do mercado, contribuindo assim para a melhoria dos resultados de seu negócio.

Executivos comprovam eficácia

“Recentemente participei do curso Decisões Estratégicas em Finanças, que colaborou muito para o meu aprendizado, principalmente porque a grade do curso está alinhada com o que se pratica de melhor em finanças nas empresas. Gostaria de destacar também que há 4 anos a nossa empresa possui parceria com o PAEX, da Fundação Dom Cabral, que tem sido extremamente importante para auxiliar no crescimento e desenvolvimento da empresa”, avalia o gerente de controladoria da Santa Massa, João Soares.

O programa é indicado para profissionais envolvidos na formulação estratégica e/ou implementação das estratégias financeiras. Durante o curso, são abordadas técnicas sofisticadas de análise de investimento e financiamento sob risco, considerando os possíveis cenários e seus impactos nos resultados.

“O programa foi excelente para resgatar alguns conceitos que já eram conhecidos e também trouxe novos conceitos e benchmarks praticados pelas grandes organizações do mundo. Tudo abordado de forma extremamente didática e descontraída, com grande interação dos participantes. Indico o curso, pois ele nos faz questionar nossas atuais práticas e metodologias, e nos leva a buscar as melhores práticas globais”, destaca Gustavo Furlan, da Máquinas Furlan.

Quer se preparar para tomar decisões mais estratégicas nas finanças do seu negócio? Entre em contato com a PKT e conheça o Programa. Ou inscreva-se aqui!