10yearschallenge: como será seu futuro com uma pós-graduação?
24/01/2019
Gestão e protagonismo: entenda porque esses conceitos são decisivos para a sua carreira
05/02/2019
Exibir tudo

5 dicas para fazer de 2019 o seu ano profissional

Com a chegada do ano novo, naturalmente passamos por aquela fase de repensar alguns aspectos da vida, avaliar a trajetória trilhada e tirar planos do papel. Provavelmente, entre as suas intenções para 2019 figura uma das clássicas desta época: dedicar atenção especial para investir em conhecimento e dar um salto profissional.

Independente do setor em que você trabalha, cuidar da gestão da sua carreira não é apenas algo bom a ser feito, mas é essencial se você espera obter o reconhecimento das horas que você investe no trabalho. Pensando nisso, aqui estão cinco dicas práticas para encurtar o caminho ao sucesso profissional em 2019:

1. Organize suas ideias e identifique prioridades

Nem tudo aquilo que você idealiza para sua vida é factível. As pessoas têm uma tendência natural de estabelecer metas desafiadoras e não há problema algum em ser ousado, mas é preciso colocar os pés no chão. O primeiro passo é levantar todas as ideias. Tudo mesmo, desde aquela viagem dos sonhos, a escrever um livro ou plantar uma árvore. Coloque no papel e, a partir daí, selecione aquilo que é mais viável ao seu momento de vida, de carreira e também financeiro para definir por onde começar.

2. Planeje suas metas

Definindo o que pretende fazer, é importante estabelecer como vai fazer e em quanto tempo. Articule seu objetivo a um cronograma e estipule os passos necessários para viabilizar seu plano. Quer empreender na carreira ou tirar um negócio do papel? Já é um empreendedor que quer ampliar sua empresa? Quer atualizar seus conhecimentos? Aqui você coloca como e em quanto tempo fará isso. Mas, atenção! Seja razoável e certifique-se que está estabelecendo metas realistas para então superá-las – é melhor do que metas ambiciosas que fracassarão.

3. Adquira conhecimento

O que move toda essa engrenagem é o conhecimento. Invista em aprendizado contínuo por meio de um MBA que permita a você estar alinhado às principais tendências e práticas do mercado, que estimule uma mudança de mindset e te prepare para a transformação digital que já é realidade. Que te dê a oportunidade de ampliar sua rede de contatos, de aprender com base em cases reais e de trabalhar soft skills, paralelamente ao desenvolvimento da capacidade crítica e analítica. Aproveite para utilizar o conhecimento recém-adquirido em alguma ação tangível no trabalho, demonstrando o que você pode fazer pela empresa.

Se estiver em dúvida sobre como escolher a melhor instituição para fazer sua pós-graduação, separamos algumas dicas neste post.

4. Tenha disciplina

Não é fácil, ainda mais com tantas adversidades no universo corporativo – mas, para seguir progredindo, é importante ter disciplina e acompanhar o desenvolvimento das suas ações. Procure definir métricas de sucesso individuais e mensurar seus progressos periodicamente. Seja semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. Dessa forma, você pode corrigir erros ou desfrutar dos acertos (o que ajuda a manter sua motivação e energia em alta).

5. Encontre mentores

Aprender sobre o seu setor pode exigir que você consulte outras pessoas que tenham mais experiência. Desenvolva e cultive relacionamentos com pessoas que já estiveram no seu lugar. Frequentemente, mentores estão em posição de dar feedbacks que você poderia não conseguir no trabalho ou, ainda, de fornecer orientação profissional e conexões que trarão uma nova maneira de pensar sobre o seu negócio. Associações profissionais podem ser uma ótima forma de conseguir um mentor capaz de te dar contribuições honesta e sinceras. Os próprios professores do MBA, por exemplo, são pessoas preparadas não apenas academicamente, mas também mercadologicamente, e poderão ser ótimas fontes.

Não deixe que o ritmo acelerado dos negócios impeça você de tomar as rédeas da sua carreira. Só depende de você tirar do papel os planos para obter novas habilidades, capacidades e experiências. Que tal começar em 2019?


Precisa de ajuda?