Liderança de Impacto: você também pode exercê-la na sua empresa
03/07/2019
Quais competências o novo profissional precisa ter para se adaptar à transformação digital
12/08/2019
Exibir tudo

A gestão diferenciada começa pelo mindset do gestor

Com o apoio da Fundação Dom Cabral (FDC), a escola suíça IMD divulgou um ranking mundial de competitividade global de empresas que apontou o Brasil ocupando uma das cinco piores posições entre as nações avaliadas — ainda que tenhamos subido um ponto desde o último ano, estamos em 59º entre os 63 países avaliados. Esse tipo de pesquisa demonstra muito sobre a situação em que as empresas estão no Brasil e pode nortear medidas para que o mercado planeje ações de longo prazo que possam contribuir para uma melhora do quadro.

Transformação digital: uma alternativa

A divulgação do estudo coincide com uma época bastante complexa para instituições do mundo todo, em especial do Brasil. Estamos vivendo um período de transição tecnológica, relacionada à digitalização das empresas. A transformação digital não é um processo simples, inclusive porque vai além de investir em novas tecnologias: exige uma transformação cultural das empresas. Nesse contexto, a inovação é palavra de ordem para que a competitividade seja algo enraizado na cultura corporativa, ou seja, para que resulte em uma mudança de mindset que vai auxiliar na preparação e adaptação para os desafios, bem como para minimizar os riscos externos que poderiam fazer dela uma instituição irrelevante para o seu mercado. É fato: quem vislumbra um futuro competitivo precisa passar por essa mudança para gerar ganhos de produtividade.

Ainda que essa necessidade seja latente, muita gente não sabe por onde começar. Como é que o gestor pode iniciar essa mudança de mindset? A maioria das iniciativas administrativas de uma instituição leva tempo para ser implantada. Uma nova configuração exige uma gestão diferenciada e a responsabilidade da liderança entra em ação nesse ponto, demandando a capacidade de olhar de forma abrangente para o cenário e atuar com habilidade na construção de novas formas de pensar.

Capacidade provém de capacitação. É inegável que um gestor capacitado, capacita. Times capacitados competem e geram cada vez mais resultados. O avanço das abordagens corporativas é rápido e acompanhá-las no cotidiano não é tarefa fácil. Por isso, é importante desacelerar, fazer uma pausa e buscar o conhecimento necessário para aplicar na gestão de uma empresa. Comece a mudar o mindset do gestor!

Como um gestor pode se tornar diferenciado?

Como mencionamos, a gestão diferenciada é aquela que constrói para o futuro. Sai da limitação de pensar a curto prazo para estruturar algo muito maior. Existem programas específicos da Fundação Dom Cabral, da qual somos associada, que são excelentes oportunidades para essa preparação profissional. Abaixo apresentamos dois deles. Analise qual seu momento de carreira e aprofunde seu conhecimento e transforme o mindset do gestor!

Programa de Gestão Avançada

O PGA – Programa de Gestão Avançada pode ser uma excelente solução para quem busca desenvolver as habilidades necessárias de elaborar um mindset eficiente e transformar o ambiente corporativo que lidera. Além de estimular a visão panorâmica na empresa, a metodologia utilizada orienta na revisão e gestão de processos e iniciativas de liderança, fazendo com que o gestor se destaque em meio a essa transformação.

Especialização em Gestão

Uma Pós-Graduação em Gestão de Negócios como a da FDC é focada em transformar o mindset do aluno, preparando esse profissional para atuar com uma gestão diferenciada. Com uma abordagem que tem o diálogo com o mercado como um dos pontos principais da metodologia, a competitividade se torna um resultado natural da capacitação. Troca de conhecimentos e exploração do universo dos negócios conduzem o líder ao objetivo de se tornar diferenciado e levar o melhor em gestão até sua empresa.

Busque sua evolução profissional como líder por meio da capacitação que sua instituição precisa. E conte com a PKT para isso. Conheça os demais programas de aprendizagem para gestores que trazemos para Campinas e Sorocaba.


Precisa de ajuda?