Governança
Governança empresarial é primordial para operações de Fusão e Aquisição
05/04/2021
Empresas Familiares: especialista aponta mudanças necessárias para gestão
14/04/2021
Exibir tudo

Inovação no modelo de gestão empresarial

Inovação em gestão empresarial

Quais foram os principais desafios que os gestores empresariais enfrentaram nos últimos doze meses? Foi com esta pergunta que abrimos um bate papo com Pádua Teixeira, Presidente da PKT Desenvolvimento Empresarial. Segundo Pádua, que há mais de 18 anos atua auxiliando empresas brasileiras no processo de gestão e governança), podemos reuní-los em três principais.

 

O primeiro foi conviver, durante um bom período, com o desconhecido — desafio que ainda faz parte da realidade de muitas empresas. O segundo foi o equilíbrio emocional exigido de nós, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, e o terceiro foi o aprendizado necessário de novos modelos de gestão.

 

“Superar obstáculos sempre esteve no DNA dos empresários, mas nenhuma experiência anterior poderia tê-los preparado para o que estava por vir. Nós que sempre estivemos ao lado deles em situações produtivas e também nas mais complexas, sentimos que naquele momento, mais do que nunca, era preciso auxiliá-los de forma rápida e assertiva. Foi assim que, em abril de 2020, um mês após o início do isolamento social, que surgiu o Programa SemaNow”, explica Pádua.

 

 

Quebra de paradigmas em novo modelo de gestão

 

O SemaNow foi a fórmula encontrada para que as empresas conseguissem ter uma visão completa do negócio ao fazer uma gestão semanal. “Até então as empresas costumavam fazer suas apurações e balanços por demonstrativo de resultados mensais, mas o momento de incerteza exigia um maior controle. Então o programa veio para quebrar paradigmas no modelo de gestão e o resultado foi excepcional”, diz Pádua.

 

Esse controle mais pontuado contribuiu para acelerar a transformação digital das empresas, que era preponderante em alguns setores diante da crise. “Em vendas, por exemplo, a tecnologia se fez urgente, preponderante e inadiável”, reforçou o presidente da PKT Desenvolvimento Empresarial.

 

Também havia necessidade de desenvolvimento de receitas alternativas, criação de novos negócios, aceleração na criação de uma nova força de trabalho e engajamento dos colaborares. As palavras de ordem foram gestão financeira e governança corporativa.

 

E o SemaNow, que engloba a combinação estratégias de curto prazo com foco na execução e estratégias de transformação, possibilitou que todas essas questões fossem atendidas. Tudo para garantir a perenidade das médias empresas no Brasil e no exterior.

 

Inovação em gestão empresarial

Para quem busca inovação em gestão empresarial, o SemaNow é dividido em 5 etapas:

 

1ª) Diagnóstico

Reuniões remotas para análise da situação atual da empresa e criação do Comitê de Gestão SemaNow.

 

2ª) Reflexão estratégica

Análise dos stakeholders e oportunidade para reflexão sobre a atuação atual e futura da empresa em seu mercado.

 

3ª) Plano SemaNow

Análise e definição de planos de ação, iniciativas estratégicas e implementação de gestão por OKRs (Objectives and Key Results).

 

4ª) Plano de transformação

Priorização dos projetos estruturantes e definição de papéis e responsabilidades na organização.

 

5ª) Acompanhamento por OKRs

Baseado na simplicidade e na agilidade, é um modelo altamente prático de acompanhamento de objetivos por parte das empresas e seus funcionários.

 

 

O SemaNow traça perspectivas para o futuro da empresa e auxilia as organizações a enfrentarem os desafios que já estão batendo à porta, ou aqueles que ainda podem vir a ocorrer.

 

Exemplos práticos de mudanças com o SemaNow

“Os resultados das empresas participantes têm sido expressivos”. Pádua cita dois casos de empresas que implementaram o SemaNow no início da pandemia.

 

O primeiro é de uma distribuidora de componentes para a indústria automobilística. Quando a empresa entrou para o programa, entre abril e maio de 2020, já estava com dificuldades de manter seu resultado positivo. Ao final do ano, a organização teve o melhor resultado da sua história de mais de 50 anos de existência.

 

O problema societário foi resolvido, um novo mix de produtos desenvolvido ampliou a margem de contribuição do produto e a PKT Desenvolvimento Empresarial orientou para o início das vendas online, que hoje representam 70% do resultado do negócio.

 

“Quando percebemos que as vendas teriam que ser feitas remotamente, sugeri a compra de um software de inteligência e uma mudança no formato de comercializar seus produtos, isso em plena pandemia. Isso exigiu investimento e uma quebra de paradigmas, mas em dezembro de 2020 o retorno já havia sido alcançado pelo aumento das vendas”, conta Pádua.

 

No mercado, a empresa estava em 20º no seu segmento e foi para o 4º lugar no mesmo ranking.

O segundo exemplo é o de uma universidade que entrou para o SemaNow devido às dificuldades em implementar a educação a distância, formar professores, comprar tecnologia e fazer tudo isso em no máximo três meses.

 

Se a curva desta universidade se mantivesse, ela fecharia o ano em uma “pré-falência”, mas terminou com resultado positivo. Hoje ela está em 85% da meta estabelecida para a estratégia de captura de novos alunos — frente a 60% das concorrentes.

 

É por causa de exemplos como esses que o SemaNow se manteve em 2021. “O programa foi desenvolvido para a pandemia, iríamos descontinuá-lo em dezembro. Mas nenhuma empresa quer sair, pois os resultados têm sido muito positivos”, conta o presidente da PKT.

 

Os diferenciais do SemaNow

Pádua é enfático ao afirmar que hoje ficou ainda mais latente que quem tem velocidade vai longe. Para conquistar mercado, aumentar market share, lançar produtos e fazer programa de inovação, tem que ter velocidade. A pandemia deixou claro que quem reagiu rápido, cresceu mais e não amargou resultados negativos.

 

O SemaNow contribuiu para essa aceleração e provou que, na verdade, a metodologia pode ser aplicada independentemente de pandemia por trazer resultados efetivos.

 

Ele acarreta em inovação no modelo de gestão das empresas por fazer um controle semanal de suas atividades, contribui para permear uma nova cultura organizacional, é totalmente online e extremamente acessível.

 

Para agendar uma apresentação do SemaNow e levar benefícios da inovação em gestão empresarial para o seu negócio, clique aqui.