Gestão de dados
Business Track: estruture sua empresa com uma gestão voltada para dados
30/08/2021
Exibir tudo

2º semestre: é hora de preparar sua empresa para o próximo ano

Planejamento estratégico

Em breve estaremos no terceiro e último trimestre de 2021. É chegada a hora de analisar o que foi executado daquilo que estava planejado, concluir projetos em andamento e se preparar para o ano que está por vir. Não há período melhor para organizar os negócios e fazer um planejamento estratégico bastante assertivo.

 

Isso significa definir para onde a empresa vai e no que pretende investir. Em outras palavras: ter um olhar bastante apurado para fazer uma previsão de receitas e despesas considerando custos de produção, prestação de serviços, crescimento das vendas e tantos outros fatores.

 

Ainda que os últimos (praticamente) dois anos tenham nos mostrado que planejamentos de longo prazo podem ser arriscados em um mundo VUCA ou BANI, não há negócio que se sustente sem planejamento.

 

Planejamento estratégico em um mundo VUCA ou BANI

 

O mundo VUCA — de volátil, incerto, complexo e ambíguo — se tornou cada vez mais presente e impactou os negócios. Mas a pandemia da Covid-19 trouxe uma ruptura tão grande que realçou outra terminologia: a de mundo BANI — de frágil, ansioso, não linear e incompreensível.

 

A volatilidade do VUCA chegou a um ponto tão extremo que se tornou frágil, sem solidez e impermanente. Nesse cenário, as empresas passaram a trabalhar com planejamentos menos robustos e longos.

 

Mas, afinal, o que é planejamento?

 

Planejamento Estratégico

 

É estabelecer ações, metas, objetivos e prazos por um período determinado. É um guia que serve para nortear todas as decisões da empresa, mas também é uma medida para evitar imprevistos e danos.

 

Com isso, para atuar em um mundo VUCA ou BANI, não é questão de abolir o planejamento. O que se precisa fazer é combinar estratégias, práticas e metodologias para criar uma base sólida mesmo em um contexto volátil e frágil como agora — e possivelmente como será em 2022.

 

Assim, é chegado o momento de olhar para investimentos promissores para que esse planejamento seja executado de maneira efetiva e permita a estruturação da empresa.

 

Estamos falando em ações tanto de curto quanto de médio e longo prazo, todas considerando as particularidades do negócio e do mercado no qual está inserido. Uma dessas ações é a consultoria empresarial.

 

Como uma consultoria pode ajudar minha empresa

Fazer a empresa crescer de maneira estruturada e madura demanda conhecimento sobre toda a operação.

Como sua empresa está hoje? Quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo? Como eles podem ser atingidos? Quais são as fraquezas, forças, ameaças e oportunidades? De quais ferramentas precisa para superar as dificuldades e atingir os objetivos?

 

Para delinear tudo isso, uma consultoria especializada faz toda a diferença. Ela permite elencar estratégias e traçar mudanças que agreguem em resultados econômico-financeiros. Além disso, auxilia no desenvolvimento de um planejamento estratégico situacional com indicadores de desempenho mensuráveis e com prazos que possam ser cumpridos. Porque ela é a guia para ensinar os times a conduzirem seus próprios passos depois de uma atuação bem sucedida do time de consultores.

 

“Uma consultoria eficaz tem como premissa desenvolver os gestores e lideranças, engajar o time e guiar toda a equipe para que as transformações sejam constantes e haja sustentabilidade do negócio. Na PKT Desenvolvimento Empresarial temos uma equipe de consultores composta por profissionais seniores que têm vasta experiência como executivos de empresas médias e grandes. Por isso, podem contribuir nas mais diversas esferas corporativas: estratégia, finanças, vendas, marketing, gestão de pessoas e fusão/aquisição”, explica Andressa Lucas de Freitas, Gerente de Consultoria na PKT.

 

Planejamento estratégico

Como se preparar para 2022

 

A consultoria para gestão empresarial auxilia na criação de um planejamento estratégico com foco em aprimorar a gestão, aumentar a lucratividade, reduzir custos e satisfazer as necessidades dos clientes.

 

São questões decisivas para períodos de incerteza como os atuais e ganham um papel ainda mais estratégico e relevante às organizações para o sucesso nessa retomada, principalmente para as que têm necessidade de apoio para governança — a consultoria auxilia os sócios a desenvolverem as atividades conforme foram desenhadas, como um passo a passo.

 

Pensando em 2022, um planejamento estratégico deve elencar cenários, criar hipóteses e planos de ação executáveis a curto, médio e longo prazo, a depender da maturidade e cultura de cada empresa.

 

Semanow: auxílio estratégico também no curto prazo

O Semanow é um programa para ajudar nos planos a curto prazo. Como desmembramento da consultoria, ele surgiu para atender as demandas urgentes da pandemia da Covid-19, mas se manteve até os dias atuais diante dos resultados que trouxe às empresas.

 

Além de contribuir para o enfrentamento dos desafios de modo a garantir a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos, a consultoria pelo Semanow também tem como premissa mirar o futuro,. Ou seja, o pós-pandemia, o que devemos viver no próximo ano.

 

Se a sua empresa não quer um planejamento ineficiente, que fique parado em questões de ordem prática e também de ordem estratégica, conte com a PKT Desenvolvimento Empresarial! Descubra os benefícios da nossa consultoria empresarial.