PAEX: Palavra de quem usa
21/08/2018
Planejamento financeiro para a pós-graduação: faça dele seu aliado!
17/09/2018
Exibir tudo

Pós-graduação: metodologia precisa aliar teoria e prática

Queremos te fazer um convite. Reflita conosco: o que é preciso para se manter competitivo no mercado de trabalho, em um mundo em que a evolução acontece de maneira acelerada e as corporações exigem resultados cada vez mais agressivos? Em uma sociedade altamente tecnológica, em que desconhecemos mais de 50% das profissões de um futuro muito próximo? Invariavelmente a sua resposta passará por uma palavra: conhecimento.

O crescente número de estudantes em graduação são um indicativo da busca por profissionalização. Mas será que isso é o suficiente? Ter apenas um diploma de graduação já não é mais tão eficaz como foi no passado. É preciso mais. É preciso ter uma pós-graduação.

Investir em educação é a peça chave para aumentar as chances de alavancar a carreira, seja qual for área de atuação. E se a intenção é seguir no mundo corporativo, vale priorizar cursos que tragam cases reais para dentro da sala de aula, conferindo habilidades técnicas ao aluno dentro de sua área de atuação.

Como funciona a pós-graduação 

Em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), nós oferecemos o Programa de Especialização em Gestão de Negócios. Com aulas que acontecem em Campinas, a pós-graduação tem o objetivo de ampliar as competências em gestão e aumentar a competitividade do profissional em suas organizações.

Na edição de 2018, o curso traz o diferencial de colocar o aluno como protagonista do processo de conhecimento, fornecendo ferramentas para que ele compreenda o seu papel e responsabilidades nas perspectivas individual, organizacional, social e global.

  • Aprenda na prática como utilizar as melhores ferramentas da gestão contemporânea;
  • Atualize-se: conheça as tendências, pesquisas e análises que influenciam o ambiente global de negócios hoje e amanhã;
  • Desenvolva o pensamento criativo para propor soluções e identificar oportunidades;
  • Estabeleça uma rede de novos contatos com outros profissionais;
  • Aplique esse conhecimento em projetos transformadores em sua empresa e carreira.

Metodologia: como é que você aprende?

Metodologia faz diferença no aprendizado. E a metodologia da pós-graduação da FDC é inovadora. Isso porque foi pensada para trabalhar a solução do problema, ou seja, a relação entre conceito e aplicação prática. Aqui, todos os professores são profissionais que atuam no mercado, o que permite com que eles façam essa ponte entre teoria e aplicabilidade.

Inspirado em alguns skills preconizados pelo World Economic Forum — resolução de problemas complexos, pensamento crítico e adaptativo, criatividade, trabalho colaborativo e transdisciplinaridade —, o programa está estruturado em quatro blocos denominados Percursos. Abaixo você descobre o que pode aprender em cada um deles. Acompanhe!

Pré-Percurso – Construção coletiva

Início da jornada educacional: reuniões para nivelamento das informações; apresentação das diretrizes e metodologia do Programa; identificação dos participantes, seus históricos, origens e expectativas.

 Percurso 1 – O indivíduo na organização e na sociedade

Foco no autoconhecimento e na autoavaliação, com identificação dos atributos comportamentais e emocionais. Em paralelo, o participante desenvolve competências que permitem uma reflexão sobre a lógica e as dinâmicas inter e intraorganizacionais. Bem como sobre os fatores cruciais do processo de decisão e liderança em contextos cada vez mais globais, diversos e inter-relacionados.

Percurso 2 – Leitura sistêmica da organização por meio de um caso real

O participante conhece, por meio de um estudo de caso real, os elementos centrais de gestão empresarial nas áreas de Estratégia, Finanças, Marketing, Pessoas e Projetos. Nesse Percurso, os participantes são desafiados a refletir sobre os diversos aspectos da gestão.

Percurso 3 – Desafios da Gestão

O participante terá como foco analisar os desafios da gestão. Ele faz isso por meio de disciplinas específicas das áreas de Estratégia, Finanças, Pessoas e Marketing. Assim, deverá ser capaz de compreender e construir alternativas de gestão das relações indivíduo-trabalho-organizações-sociedade.

Percurso 4 – Prática

Tem como objetivo colocar os participantes em uma situação real de mercado, em que possam aplicar, experimentar e ampliar os conceitos aprendidos ao longo do Programa. Uma oportunidade especial de aplicação e consolidação do conhecimento em gestão.

 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Durante os Percursos do Programa, o participante construirá como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um portfólio individual de experiências e realizações, no qual será capaz de desenvolver um pensamento crítico e de refletir sobre a sua atuação atual, planejar o seu futuro e tangibilizar o seu aprendizado na Pós-Graduação da FDC. Além disso, aplicará o conhecimento adquirido por meio de uma Simulação Empresarial ou Business Design.

A pós-graduação tem carga horária mínima de 432 horas-aula que devem ser cursadas em até dois anos.

Formação Profissional

Além das disciplinas “formais”, o programa de especialização proporciona uma imersão em outras áreas do conhecimento e de formação pessoal. Confira alguns:

  • Ampliação do network: uma rede de contatos ampla é importante para sua carreira e pode abrir portas para novas oportunidades;
  • Aplicação mercadológica: situações reais são trazidas para dentro da sala de aula, de modo que a aplicabilidade dos conhecimentos é imediata;
  • Trabalho em equipe: atividades coletivas proporcionarão contato com diferentes pessoas, ideias e culturas. Você terá acesso a diferentes visões de mundo e de mercado, ampliando seu repertório;
  • Desenvolvimento de habilidades intangíveis (soft skills): estão ligadas ao comportamento (liderança, atitude positiva, empatia, resiliência) e estão se tornando requisitos indispensáveis dentro das corporações;
  • Aumento da capacidade crítica e analítica: discussões, brainstormings e novas experiências em um ambiente de aprendizado, sem censura ou julgamento.

Todos sabemos que os ditados ou frases célebres só se tornam populares porque possuem um fundo de verdade. Esta é mais uma delas: “Daqui a um ano você vai ter desejado começar hoje”. Pois bem, está nas suas mãos não permitir que ela faça parte da sua história. Invista em você e na sua formação hoje mesmo.


Precisa de ajuda?