Pós-graduação da FDC
Pós-graduado pela FDC é considerado o 4º advogado mais admirado do Brasil
21/12/2020
LGPD
LGPD e o impacto para as organizações: sanções começam em agosto
30/03/2021
Exibir tudo

Você escolhe se vai sair mais forte — ou não — da crise

Gestão de Crise

Quando a pandemia da Covid-19 começou, poucos poderiam imaginar o que estava por vir. Um ano depois do início do isolamento social, muita coisa mudou no dia a dia das organizações. Foram meses para entender as mudanças, se adaptar, rever metas, objetivos e estratégias, e começar a colocar tudo em prática com mais agilidade – e com o auxílio da tecnologia. O fato é que março de 2021 chegou e, embora não seja possível prever quando tudo isso irá acabar, precisamos nos cercar de ferramentas e adquirir conhecimento para ficarmos mais seguros para seguir em frente.

 

Pare para refletir: você acredita que sairá mais forte da crise ou não? Antes que você comece a se preocupar, lembre-se de que essa escolha é sua, está em suas mãos. E se você optar pelo “sim”, daremos algumas orientações de como se preparar. Pronto para começar?

 

Capacitação

A qualificação profissional sempre será um diferencial. Engana-se quem pensa que há “limite” para o conhecimento ou que determinadas “hierarquias” estão além dessa necessidade.

 

Todo executivo pode — e deve — se capacitar para ganhar novas habilidades e acompanhar as tendências e evoluções do mercado. Ainda mais diante da pandemia, que alterou as relações de trabalho em todo o mundo.

 

A capacitação possibilita que o profissional tenha uma visão mais ampla do negócio que está gerindo, tanto pelo conhecimento adquirido quanto pelo networking que fará se escolher uma instituição parceira para ajudar no seu desenvolvimento. Desta forma, conseguirá entender melhor todas as áreas da empresa, como elas são relacionadas e terá uma visão macro do negócio, o que será um grande diferencial competitivo. Cursos de MBA e pós-graduação são fortes aliados para quem quer adquirir novos conhecimentos, liderar e empreender no mercado global.

 

Profissionalização da gestão

A economia brasileira sofreu impactos e os dados já mostram isso: segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), a economia nacional despencou 4,05% em 2020. Então profissionalizar a gestão é um caminho fundamental para que a empresa mantenha a sustentabilidade e competitividade, porque seus times serão capazes de criar estratégias de acordo com as necessidades e resultados, com foco em aumentar a produtividade, a visibilidade e o lucro.

 

Programas como o Parceiros para Excelência (PAEX) são ótimos para transformar a gestão de empresas de médio porte e familiares. Com a profissionalização da gestão, eles permitem que processos sejam melhor estabelecidos e controlados, possibilitando uma gestão eficiente, organizada e voltada para resultados. Dessa forma, fica mais fácil identificar falhas e setores que precisam de melhorias, o que contribui para que seu negócio esteja mais preparado para enfrentar os desafios atuais e os que ainda serão decorrentes da pandemia.

 

Consultoria

Contar com o suporte de uma consultoria é decisivo em momentos críticos, em especial para fugir dos impactos financeiros causados por crises como a que vivenciamos durante a pandemia. Ela ajuda no fortalecimento da empresa e a criar base para que ela esteja preparada para o momento de retomada de crescimento.

 

Portanto, a consultoria vem para auxiliar as instituições que têm necessidade de apoio para gestão e governança, as que precisam de orientação para tomada de decisões imediatas e as que buscam apoio para engajar e desenvolver as equipes de modo mais célere e efetivo.

 

Gestão de processos

O que aprendemos de positivo neste período foi a nos reinventar. Foi preciso rever dinâmicas pré-estabelecidas: alterar processos que funcionavam muito bem até então, repensar ações que deixaram de fazer sentido, estabelecer planejamentos de curto prazo e acompanhar os resultados quase semanalmente.

 

Em termos globais, o fato de todas as organizações terem que fazer “mais com menos” deve trazer um ganho de produtividade para as empresas. Muitas delas inclusive reconhecem a importância de contar com processos estruturados para gerir sua rotina e obter mais eficiência nos negócios. No entanto, há uma grande diferença entre reconhecer a necessidade e agir, de fato, para implementar algum tipo de melhoria efetiva e contínua.

 

Buscar uma gestão eficiente de processos é fundamental para empresas que querem uma cultura orientada a resultados, algo imprescindível no momento atual. Essa atitude traz resultados em termos de custos, de qualidade, agilidade, confiabilidade e flexibilidade.

 

Transformação digital

A tecnologia é a grande protagonista das mudanças que podemos esperar daqui em diante, principalmente quando o assunto é o uso de Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT) – e a transformação digital, que era uma escolha até pouco tempo atrás, agora já é necessidade.

 

As empresas que souberem usar isso a seu favor, estarão preparadas para o agora — e para o depois. Quem busca apoio nesse sentido, pode contar com soluções como o Programa SemaNow. Ele combina estratégias de curto prazo com foco na execução e estratégias de transformação. O objetivo é garantir a perenidade das médias empresas no Brasil e no exterior.

 

Com capacitação, profissionalização da gestão, consultoria, gestão de processos e transformação digital, o resultado é um só: você e sua empresa certamente sairão fortalecidos da crise. Conte com a PKT Desenvolvimento Empresarial, estaremos juntos e preparados para quando o pós-pandemia chegar!