JORNADA EMPRESARIAL
Jornada Empresarial: os caminhos para um ESG de sucesso
11/05/2022
Customer Experience: importância e como criar uma estratégia
01/06/2022
Exibir tudo

Você pode levar inovação para a sua empresa – descubra como!

INOVAÇÃO

Se a transformação digital já caminhava a passos largos antes da pandemia da Covid-19, esse novo cenário acelerou ainda mais o processo. Isso exigiu das empresas a busca por novas tecnologias e por soluções cada vez mais ágeis.

 

Para acompanhar as novas mudanças, a complexidade e a volatilidade do mundo e do mercado, todos os caminhos passam por um ponto em comum: inovação. Até aqui, é possível que você não tenha lido nenhuma novidade – e talvez até pense em desistir da leitura por não sentir que sua empresa é capaz de inovar.

 

Mas a nossa intenção é justamente desmistificar alguns pré-conceitos que envolvem a inovação. Não é um bicho de sete cabeças e está ao alcance de todas as empresas!

 

Inovação não tem a ver só com disrupção

 

Durante os últimos anos, houve uma busca incessante pela “fonte” inesgotável de novidades e criou-se uma visão idealizada sobre o que é, de fato, inovar. Tanto é que muitos acreditam que o conceito de inovação está atrelado a algo totalmente revolucionário e disruptivo – geralmente com a necessidade de alto investimento.

 

Mas a verdade é que inovação nada mais é que uma ideia implantada que agregue valor para o negócio. A sua premissa é gerar retorno para a organização, seja no faturamento ou na redução de custos, seja em melhoria de processo, em condições de trabalho, em cultura organizacional, etc.

 

Por isso, a inovação é factível a todas as empresas, independentemente do porte e do segmento de atuação. Para se ter ideia, 33,6% das empresas brasileiras com dez ou mais trabalhadores trouxeram algum tipo de inovação em produtos ou processos entre os anos de 2015 e 2017, segundo dados do IBGE.

 

Por onde começar a inovação?

 

Inovação

 

De acordo com pesquisa divulgada pelo Centro Universário FAE, o ponto inicial é o próprio ambiente de trabalho. Isso significa que uma das principais fontes de inovação está em sua equipe. Uma empresa que motiva seus colaboradores a trazerem novas ideias – e apoia o desenvolvimento delas – está um passo à frente no mercado.

 

Obviamente é importante olhar para o meio externo para buscar ideias e sugestões, mas estabelecer uma cultura organizacional pronta para a inovação é o primeiro passo. Estamos falando em fomentar o diálogo aberto e a escuta ativa, em abrir espaço nas reuniões para que todos os colaboradores possam compartilhar suas visões sobre as estratégias, em reconhecer aqueles que trazem novas ideias e em criar uma rotina de feedbacks individualizados.

 

As empresas são como plantações que, com clima e solo adequados, produzem bons frutos. Se houver uma cultura organizacional bem estabelecida e que priorize a exposição de ideias, não há mais limites para que sua empresa seja inovadora — aliás, criar essa cultura já pode ser considerada uma inovação.

 

Descubra, em 4 pontos, por que sua empresa tem chances de inovar agora mesmo.

 

  1. Inovação não é feita só com tecnologia

Engana-se quem pensa que é preciso ter as mais novas tecnologias do mercado para que sua empresa seja, de fato, inovadora. Criar processos diferenciados e redefinir modelos de negócios não depende de tecnologia e tem a ver com inovação.

 

O contrário também pode acontecer: você pode até ter tecnologia à disposição e, mesmo assim, não ser inovador. Ter ferramentas que facilitem a integração entre as equipes e o compartilhamento de ideias é essencial. Mas apostar todas as fichas em qualquer novo recurso que apareça não é a solução para trazer novas ideias. As ações internas devem ser potencializadas por ferramentas tecnológicas – e não o contrário!

 

  1. Inovação não exige muitos recursos

Ter dinheiro certamente é positivo para o negócio e pode impactar em ações de inovação, mas essa não é uma regra. Tanto é que a Apple, considerada a empresa mais inovadora do mundo, não está entre as primeiras que investem em inovação.

 

É possível fazer mudanças sem grandes impactos nas finanças, seja nos processos, no modelo de trabalho ou até mesmo na criação de uma nova cultura organizacional.

 

  1. Inovação não precisa de mentes brilhantes

O processo de inovação é um trabalho de desenvolvimento constante, que exige competência. Não vem de um talento ou de um traço pessoal. Portanto, é possível fazer com que todos tenham a capacidade de trazer ideias inovadoras.

 

A nossa dica é: não aposte suas fichas em uma única pessoa, invista em diversidade. Quanto mais diversa for a composição de sua equipe, mais chances você tem de encontrar inovação. Pessoas diferentes e experiências distintas exalam novas ideias.

 

  1. Inovação não é algo forçado

Sua empresa está enfrentando um problema e você precisa de uma solução ágil e inovadora que fará tudo mudar do dia para a noite? Ainda que possa dar certo, a probabilidade é pequena. Se não há uma cultura de inovação, é pouco provável que consiga alcançar resultados quando precisar de soluções emergenciais.

 

É por isso que enfatizamos a necessidade de criar um ambiente fértil e com liberdade. Assim, sua equipe estará preparada para o momento certo. Mais que isso: será capaz de antecipar problemas ou mudanças.

 

Inove com apoio da gestão empresarial

 

Como você viu, inovação não é algo inalcançável, como muitos dos mitos certamente nos levam a acreditar. Assim como também não é um conceito que depende de criatividade, de processos bem estruturados e de recursos financeiros.

 

A inovação pode começar agora — e com ajuda da PKT Desenvolvimento Empresarial. Referência em consultoria nos temas gestão e governança, desenvolvemos projetos customizados de acordo com as necessidades e cultura de cada empresa.

 

A inovação pode ser o fio condutor na hora de implementar um modelo de governança, de reestruturar o negócio ou realizar a profissionalização da empresa. Nosso time é formado por profissionais com vasta experiência como executivos de empresas grandes e médias. Veja como a PKT pode contribuir com seu negócio e torne sua empresa inovadora!